Miscelânea

Uma Lista (Quase) Completa de Plantas Com DMT

Dimetiltriptamina ou simplesmente DMT, é uma substância pertencente ao grupo das triptaminas encontrada em diversos gêneros de plantas, em alguns animais e também  produzido pelo corpo humano. O DMT já é uma substância bem documentada pela medicina ocidental, tendo sido sintetizado pela primeira vez em 1951, porém seu uso tradicional e ritualístico já vem sendo feito há milênios pelos indígenas sul-americanos por ser o princípio ativo da bebida enteógena Ayahuasca e o Yopo.

Nome: N,N-dimetiltriptamina

Nome químico: N,N-dimetil-1H-indol-3-etanamina

Nomes químicos alternativos: 3-[2-(dimetilamina)etil]indol, DMT

Fórmula química: C12H16N2

Certamente existem muitas outras espécies de plantas, animais e até mesmo fungos que possuem DMT, mas atualmente pouco ainda se sabe da diversidade de seres vivos que levam na sua composição a dimetiltriptamina . A lista traz oito gêneros de plantas com DMT e tem um caráter apenas informativo.

Lista de Plantas com DMT

Acacia

É uma leguminosa dividida em cinco gêneros, dos quais dois ocorrem no Brasil: Senegalia e Vachellia. É famosa no mundo inteiro por ser a árvore símbolo da maçonaria.

Gênero Acacia
Por B.navez, CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/) via Wikimedia Commons.

Mimosa

É um gênero botânico com mais de 540 espécies, sendo encontrada em ambientais diversos que vão desde florestas a savanas, desde a Argentina até o sul do México. No Brasil é bem comum no nordeste, sendo popularmente chamada de Jurema.

Mimosa
Por Eric Hunt CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0-3.0-2.5-2.0-1.0)], via Wikimedia Commons

Anadenanthera

É uma leguminosa do gênero de árvores encontradas na América do Sul, amplamente conhecida pelos indígenas da Amazônia, especialmente para a produção do rapé Yopo. O gênero possui entre 2-4 espécies, sendo as mais conhecidas Colubrina e Peregrina.

Anadenathera Culubrina
CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)], via Wikimedia Commons

Chrysanthemum

Pertencente ao grupo botânico da família Asteraceae, é também conhecida como crisântemo, que significa “flor de ouro”. Muito conhecida nos países asiáticos, é considerada uma planta nobre na China e o símbolo do Japão por lembrar um sol nascente.

crisântemo
Por Alvesgaspar  CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Psychotria

É um gênero botânico que envolve uma lista imensa com aproximadamente 1900 espécies. Uma das mais conhecidas é a Psychotria viridis, popularmente chamada de Chacrona, que é o ingrediente fundamental para a preparação do chá amazônico ayahuasca.

Psychotria
Por Franz Xaver (Own work) [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0), via Wikimedia Commons

Desmanthus

É um gênero botânico da família Fabaceae nativa da América do Sul, América Central e México e contém cerca de 24 espécies. A espécie Demanthus illinoensis é relatada como contendo entre 0 e 0,34% de DMT e 0,11% de N-Metiltriptamina. Da mesma forma, verificou-se que a casca da raiz de Desmanthus leptolobus contém N, N-DMT e triptaminas relacionadas.

Desmanthus illinoensis
Por Steve Hurst (USDA GRIN) [Public domain], via Wikimedia Commons

Pilocarpus

Pertencente ao gênero botânico  da família Rutaceae, possui 13 espécies e é popularmente conhecida como jaburandi e pode ser encontrada na América do Sul. A espécie microphyllus é originária do Brasil, e das suas folhas é extraída uma substância chamada pilocarpina que tem propriedades sudoríferas, diuréticas, indutora de salivação e revitalizante capilar.

Jaborandi
Por Fabiano Gumier Costa (arquivo pessoal) [Public domain], via Wikimedia Commons

Virola

Nativa da América Central e Sul, é encontrada em florestas de baixas altitudes. Os indígenas da Amazônia já conhecem suas propriedades, sendo utilizada para a produção de um rapé enteógeno, assim como para aliviar dores musculares e articulares.

Virola
Por W.A. Djatmikoor CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Prestonia

É um gênero botânico composto por diversas espécies encontradas no México, América Central e América do Sul.

Prestonia
Por João Medeiros (Prestonia coalita Uploaded by uleli) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Compartilhe com o Universo
  • 333
    Shares
Etiquetas
Fechar
Fechar