Psicoativos e Enteógenos

Os Psicodélicos Fumáveis E Uma Bela Teoria Da Conspiração

Com a progressiva comercialização de extratos de Salvia divinorum no finalzinho dos anos 90, a comunidade psiconáutica mundial embarcou em peso na era da “psicodelia express”, possível graças à popularização de enteógenos fumáveis (tais como os referidos extratos). Esta minha definição – psicodelia express – se deve ao fato de que, marcando no cronômetro, o auge de tais experiências não dura mais que 20 minutos (ainda que sejam de enorme intensidade psicodélica).

Juntamente à Salvia divinorum, encontramos os cristais de DMT sintético e o 5-MeO-DMT, sendo este último mais conhecido por uma de suas peculiares fontes naturais: o veneno do sapo Bufo alvarius, também fumado para a obtenção dos efeitos. Como todo psiconauta bem sabe, geralmente é necessário dedicar um dia inteiro para uma boa viagem psicodélica – ao menos quando se tratam de enteógenos como cogumelos, ayahuasca, mescalina ou LSD. Sem dúvidas, a psicodelia express representa a possibilidade de incorporação da atividade psicodélica na vida de muitas pessoas – afinal, nem todo mundo pode remover um dia inteiro de sua agenda. Meia horinha, porém, soa algo prático demais para ser ignorado. 

 

Salvia
Arte psicodélica inspirada em experiência com a Salvia divinorum. Na virada do século, a explosão do uso da planta por psiconautas do mundo inteiro rendeu-lhe até um apelido: Sally

 

Observe agora um fato muito interessante: a Argyreia nervosa (planta ornamental que, em algumas de suas variedades, apresenta grande concentração de LSA nas sementes) não é proibida na maior parte dos países desenvolvidos. O mesmo ocorre com alguns outros psicodélicos naturais, tais como cogumelos do gênero Amanita. No entanto, a partir da década de 2000, houve uma sistemática proibição da Salvia divinorum em praticamente todos esses países… Em 2012, nem mesmo o Brasil escapou. Ou seja, em pleno século XXI, esta rara plantinha enteógena recebeu um tratamento comparável ao de substâncias como metanfetamina ou cocaína. Isso é um fato um tanto curioso, considerando que a Argyreia nervosa e outras plantas cujas sementes contém LSA são conhecidas há muito mais tempo que a Salvia divinorum e, além disso, possuem um princípio ativo quimicamente muito semelhante ao demonizado LSD. Na presente década, até a maconha está bem mais próxima à legalidade que a Salvia divinorum.

A pergunta com que termino este artigo é: “haveria uma preocupação oculta, por parte de seja lá quem possua o poder de tomar essas decisões, em eliminar a possibilidade de atividades psicodélicas rápidas e práticas?”

Compartilhe… Coletivize… Psicodelize!

Compartilhe com o Universo
  • 193
    Shares
Tags
Close
Close