Ciência

As Referências Psicodélicas dos Desenhos do Cartoon Network

Uma análise dos desenhos Apenas Um Show e O Incrível Mundo de Gumball sob a ótica da psicodelia

Estreio a partir desse post uma série de postagens que trazem artigos científicos, monografias, dissertações e teses que envolvem a psicodelia. A ideia é sair um pouco do tema ligado somente à música e à arte, trazendo uma discussão sobre a psicodelia à luz da ciência.

Começo te falando um pouquinho sobre uma monografia bem interessante sobre as referências psicodélicas nos desenhos do canal Cartoon Network. A monografia, ou TCC, foi escrito pela graduada em comunicação social Iuli de Oliveira como requisito para o seu título de bacharel.

Com o tema Psicodelia na Tela – A lisergia presente nos desenhos do canal Cartoon Network, Iuli faz uma análise da presença da psicodelia nos desenhos animados e como ela foi inserida nesse contexto.

Como pano de fundo, é feito uma contextualização de outros exemplos da animação e do cinema que tiveram a psicodelia como influência e de uma descrição sobre efeitos de psicoativos e de relatos de pessoas que fizeram uso deles.

O método da pesquisa consistiu em três partes: análise fílmica, pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

A autora aborda o cinema de animação, técnicas de animação, os principais estúdios, as grandes figuras da contracultura e dos psicoativos, a arte e os principais artistas, para no fim fazer uma análise de dois desenhos da grade do canal.

Os desenhos escolhidos foram Apenas Um Show (episódios de 2013 e 2015) e O Incrível Mundo de Gumball (episódios de 2013 e 2015).

A análise feita por Iuli evidencia a presença da psicodelia nos enredos dos desenhos e a analogia com drogas psicoativas.

______________

Aqui foi apenas um resumo. Para ler a monografia em sua totalidade, acesse o link por aqui.

Compartilhe com o Universo
  • 57
    Shares
Etiquetas
Fechar
Fechar